Ioiô, uma brincadeira radical



Quem nunca brincou de ioiô? Todo mundo, né! É uma brincadeira radical e que eu gosto muito, principalmente quando consigo fazer uma manobra diferente e mais difícil, e meus colegas ficam malucos de inveja.

Perguntei, outro dia para eles: de onde veio o ioiô? Ninguém soube responder, por isso, resolvi pesquisar na internet e encontrei informações bem legais sobre o ioiô, que é até uma modalidade de esporte. O Jowdow, meu vizinho nem acreditou no que eu disse então decidi postar no meu blog Pipa Doida, agora ele vai ver que falo a verdade.

Origem do Ioiô

O ioiô é um dos brinquedos mais antigos do mundo. O nome “ioiô” vem da língua filipina e quer dizer “volte aqui”.Estima-se que ele na forma como o conhecemos nasceu nas Filipinas no século XVI. Mas a sua verdadeira origem não podemos precisar, pois vários lugares do mundo podem receber o título de criação dos ioiôs.

Os ioiôs na sua forma primitiva de barro e de metal forma encontrados em ruínas gregas de aproximadamente 2500 anos, no entanto, objetos similares a ele eram utilizados na China antes mesmo que fossem encontrados na Grécia antiga.

Ioiô no Mundo

O ioiô chegou à Europa no final da idade média. A nobreza da França e Inglaterra usava o ioiô para relaxar e se afastar um pouco das suas tarefas. Há ainda, relatos que afirmam que as tropas de Napoleão se divertiam com ioiôs antes das batalhas. Nessa época, ele era conhecido como l'emigrette ou bandalore.

Foi apenas em 1928 que o ioiô começou a se popularizar no resto do mundo, quando um filipino, Pedro Flores, levou o ioiô para os Estados Unidos e começou a comercializá-los.

Ioiô no Brasil

Os ioiôs viraram manias nacionais entre jovens e adultos em função das promoçõe criadas pela Coca Colam que ocorreram entre os anos de 1982 e 1995.

Somente em 2002 é que a Associação Brasileira de Ioiô foi criada como a organização responsável pelos campeonatos de Freestyles no Brasil.

A consagração do primeiro campeão brasileiro de ioiô na modalidade Counterweight ocorreu em 2003. E desde então o Brasil tem sido destacado no cenário internacional qualidade dos jogadores, e considerado por muitos como a terceira potência mundial do esporte, atrás apenas de Japão e Estados Unidos.

Fonte 2: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá seu comentário é muito importante! Por favor fique a vontade para dar sua opinião.